4 de abril de 2025

Caiado confirma candidatura presidencial em 2026

Ouça a matéria clicando no play

0:00

Em entrevista para o Jornal O Globo, o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil) confirmou que será candidato a Presidente em 2026: “Disputarei a presidência em 2026. E para ganhar.” Caiado já foi cinco vezes deputado federal, uma vez senador, e está à frente do Governo de Goiás. Em 1989, foi candidato a Presidente pelo PSD, recebendo 488 872 votos, o equivalente a 0,68%.

Ele acredita que os resultados ruins da economia vão inviabilizar uma reeleição de Lula em 2026 e que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deverá optar pela reeleição. Neste cenário, o político goiania afirma que a eleição na direita será entre um representante da família Bolsonaro, o Governador do Paraná, Ratinho Júnior, e, caso elegível, o empresário Pablo Marçal.

Caiado já esperou contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2026 hoje dá sinais públicos de distanciamento. Durante a eleição de Goiânia, Bolsonaro apoiou Fred Rodrigues (PL) contra Sandro Mabel (União Brasil), candidato de Caiado. Em seus discursos, o ex-presidente resgatou atritos antigos com Caiado, como os desentendimentos durante a pandemia. Na primeira visita, Bolsonaro chamou Caiado de “covarde”, relembrando críticas do governador à minimização da gravidade da Covid-19.

Após Fred Rodrigues superar Mabel no primeiro turno, Bolsonaro intensificou os ataques, classificando Caiado como um “rosnador” e provocando: “Enquanto o bolsonarismo está presente no país inteiro, o caiadismo só existe em Goiás.” A escalada nos ataques reflete a crescente rivalidade entre os dois políticos, que já foram aliados, mas agora disputam força para 2026.

Compartilhe nas redes sociais

Receba as notícias em tempo real

Se atualize em tempo real​

plugins premium WordPress

Digite o que você está procurando no realidadedopovo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors