22 de novembro de 2024

Cristalina recebe embaixadores em projeto do Governo do Estado de Goiás

Ouça a matéria clicando no play

0:00

Municípios goianos próximos ao Distrito Federal têm se destacado por suas belezas naturais e serviços turísticos, como a Rota dos Cristais, em Cristalina. Para conhecer as riquezas do município, representantes de 21 embaixadas visitaram a cidade, em um roteiro organizado pelas secretarias do Entorno (Goiás), de Assuntos Internacionais (GDF) e de Cultura e Turismo de Cristalina.
A secretária do Entorno do Distrito Federal em Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, explicou: “Nosso objetivo é o desenvolvimento regional, gerando negócios a partir das potencialidades do Entorno. Em Cristalina, a maioria dos cristais é exportada, então divulgar isso para 21 países é muito importante para a Secretaria do Entorno”.
Entre os embaixadores presentes, estavam representantes de 16 países, enquanto quatro enviaram diplomatas da área de negócios. Foram representados o Suriname, Coreia do Sul, República Tcheca, Rússia, Argélia, Malásia, Romênia, Gana, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Quênia, Bélgica, Trinidad e Tobago, Belarus, Sudão, Haiti, Botsuana, Jordânia, República, Dominicana, Gamão.

Turismo de Experiência
A primeira parada foi no Garimpo Pedra em Pé, onde os visitantes puderam garimpar seus próprios cristais. O embaixador da Bélgica, Peter Claes, e a embaixatriz Alexandra Costa se encantaram com a experiência. “Fazer o garimpo de cristais é um privilégio. No meu país só tem carvão! Isso aqui é muito bonito”, disse o embaixador. “Esses anos de vida diplomática nunca tinha garimpado, e foi aqui em Cristalina essa primeira vez. foi uma ótima experiência”, acrescentou Alexandra.
O embaixador da Coreia do Sul, Choi Yeonghan, e Andrey Prokin, diretor da Casa Russa no Brasil, também se aventuraram no garimpo. “Os cristais mais bonitos do mundo são os de Cristalina”, afirmou Prokin.
O proprietário do local, Edmilson Pereira de Souza, emocionado, contou que seu avô já previa a presença de estrangeiros no garimpo. “Estou sem palavras”, disse. A propriedade vem de gerações, e agora parte dela está destinada ao turismo de experiência.
Segundo a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Luciana Passos, toda essa movimentação traz uma memória viva do que houve nas décadas anteriores em torno da economia do cristal, que completou 108 anos de história.

Culinária e comércio de pedras
No Hotel Catavento, os embaixadores foram recebidos com um almoço típico e puderam conhecer o comércio local de pedras, que se transformam em joias e esculturas.
A embaixadora de Gana, Abena Pokua Adompim Busia, agradeceu em nome do grupo: “Nunca mais olharemos para as pedras da mesma forma após essa experiência. A gente sabe o quanto Goiás é orgulhoso da sua culinária e vocês demonstraram hoje um pouco disso. Por favor, continuem”, disse ela.

Outros pontos
No Vale dos Cristais, os embaixadores conheceram o memorial dos cristais onde estão expostas pedras coloridas. E ainda no Vale foram a um dos cartões postais de Goiás, a pedra Chapéu do Sol, que pesa cerca de 500 toneladas equilibradas em 43 centímetros, com bilhões de anos de formação geológica.
O passeio foi finalizado na Lagoa dos Cristais. O lugar atrai turistas interessados em sua beleza paradisíaca e em esportes radicais, como mergulho, canoagem e Stand Up Paddle (SUP).

Compartilhe nas redes sociais

Tags:

Receba as notícias em tempo real

Se atualize em tempo real​

plugins premium WordPress

Digite o que você está procurando no realidadedopovo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors