Nos últimos dias, vários municípios do Estado de Goiás decidiram impor uma dura pena na população: a criação da Taxa do Lixo. Vários prefeitos e vereadores justificam a sua criação na dificuldade de gerenciamento do lixo público como distância dos lixões, alto custo de manutenção de equipamentos etc.
Em Bonfinópolis não foi diferente, porém, ocorreu um fenômeno que surpreendeu a população: a oposição à atual gestão conseguiu fazer a derrubada da Taxa do Lixo.
Em 2021, o ex-Prefeito aprovou a Lei do Taxa do Lixo e ela ficou sem cobrança até o ano de 2025, quando foi editado o Decreto nº. 083/2025, no dia 15 de janeiro, passando a cobrar estes valores da população.
O líder da oposição, Dienes Reis, e o vereador Subtenente Da Mata prontamente usaram suas redes sociais para denunciar o ocorrido e mobilizaram a população contra o ato autoritário da atual gestão e, sabendo da ilegalidade cometida, o atual Prefeito não teve outra opção que não fosse revogar o maléfico decreto, cessando assim a cobrança da maldosa Taxa do Lixo da população bonfinopolina.
Este episódio marca o ritmo da política daquele município: existirá uma oposição fiscalizadora e competente sobre os atos públicos, evitando assim abusos contra a população e fazendo o controle social correto, especialmente quanto ao uso do dinheiro público.