A Justiça Eleitoral confirmou que recursos da saúde de Bonfinópolis (GO) foram desviados para beneficiar a campanha de Lucas do Galdino à prefeitura, nas eleições de 2024. A decisão atende a denúncia do Ministério Público Eleitoral e aponta abuso de poder político e econômico por parte do ex-prefeito Kelton Pinheiro e de Lucas.
“Desviaram dinheiro da saúde para fazer campanha. Isso é gravíssimo. O mínimo que se espera é que quem faz esse tipo de coisa não possa voltar a se candidatar tão cedo”, afirmou um representante do grupo que acompanha o caso em Bonfinópolis.
Segundo a promotora Mayza Morgana, Kelton usou dinheiro da Secretaria de Saúde para pagar quatro matérias em um jornal local que exaltavam a candidatura de Lucas. As publicações foram custeadas com verba pública, sem comprovação de campanha educativa real.
Apesar da gravidade, os envolvidos receberam apenas multa. A promotoria já recorreu, pedindo penas mais severas, como a inelegibilidade. O caso segue agora para julgamento no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).